Título da Redação: Pesquisas com um requinte de crueldade medieval.

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Mary Carval


Com o propósito de desenvolver pesquisas sobre medicamentos,cosméticos e vacinas vários animais são retidos em laboratórios como cobaias sendo submetidos a diversas práticas que causam dor e até mesmo morte. Até que ponto isso é evolução científica?
Comprovadamente o teste em animais é uma prática antiga mas que não garante eficácia ,sendo inclusive fator de atraso no tratamento de muitas doenças.Segundo o Dr. Albert Sabin (criador das gotinhas que combatem a paralisia infantil)o teste da vacina contra pólio em ratos adiou quase em dez anos a descoberta do tratamento pois o sistema fisiológico do roedor reagia de maneira diferente ao dos humanos. Outros casos como a descoberta da relação entre colesterol e problemas cardíacos retardou porque testes com animais em laboratório foram falhos.
Além de não garantir um bom desempenho e apresentar riscos quando se trata de novos medicamentos no mercado os experimentos em animais tem um requinte de crueldade que assusta. Como é sabido ,os animais possuem células capazes de construir o estado e consciência e portanto sentem dor. Testes como o LD 50 que consiste em aplicação de uma substância para testar sua toxicidade pode causar convulsões,hemorragias,lesões pulmonares,come a e até morte.E a droga continua sendo administrada até que 50% da população cobaia morra. Como dizia o filósofo Jeremy Bentham a pergunta a se fazer não é se "eles falam?" e nem "eles pensam?" mas sim : "eles sofrem''?
A ciência hoje permite uma série de alternativas para diminuir o teste em organismos vivos.Sistemas computadorizados como o que ganhou o prêmio nobel da química em 2013,testes in vitro ou em tecidos humanos,células tronco entre outros. A própria constituição torna crime o uso de animais para testes se existirem outras alternativas.Por isso enquanto consumidores ,é preciso que a sociedade rejeite fármacos que sejam provenientes de testes tão cruéis como o LD 50.
E que novos métodos sejam pesquisados e incorporados ou que nos testes que sejam necessários animais ,se tenha cuidado diminuindo o risco de dor nesses bichinhos.
A vida é um dom e deve ser respeitada em qualquer espécie,não tendo direito o ser humano de se apropriar em benefício próprio de qualquer que seja o animal.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018