Título da Redação: Sociedade hipócrita: da crítica a ignorância

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Igor Henrique


Ultimamente um tema polêmico tem dividido opiniões pela sociedade: o uso de animas em testes de laboratório. De um lado pessoas defendem o uso se baseando na bioética e no progresso da ciência. Em oposição há quem acredite que os animais em questão são cruelmente maltratados, e que devido a tecnologia, testes como esses já são desnecessários. Porém não é a realidade, argumentos como este são frutos da ignorância e desinformação.

Sim, lamentavelmente casos de maltrato a animais em laboratórios já foram relatados, mas não passam de raras exceções que foram resolvidas. O cuidado que o os profissionais da área possuem para com os animais em ambientes de estudo é extremamente ético, o sofrimento causado a estes na maioria das vezes é praticamente nulo, e nenhuma medida foge do necessário. Além do mais há intuições extremamente rígidas que controlam e supervisionam, como o Conselho Nacional de Experimentação Animal ( CONCEA), que possui normas eficientes que protegem o bem estar dos seres contidos em laboratórios.

Mas por que não usar da tecnologia ou até mesmo de pessoas para realizar estes testes? O cultivo de células e a simulação virtual proporcionados pela tecnologia vieram para ajudar em pesquisas, mas infelizmente estes ainda não o substituem. E ainda, além de ser proibido por lei, o uso de pessoas em experimentos primários é extremamente difícil devido a sua enorme variabilidade genética e longo ciclo vital. Ou seja, enquanto não houver um método que substitua completamente, o uso de animais continuará a ser a única opção.

Ademais, tais pesquisas têm proporcionado um grande avanço na área biomédica. O aumento da expectativa de vida mundial se deve essencialmente pelas descobertas de curas e prevenções de diversas doenças que acometem todo o globo. Portanto é mais que notável a importância destes experimentos laboratoriais.

Dado o exposto, é evidente que ainda se faz necessário o uso de animais em experimentos, tendo em vista o progresso da ciência e a ausência de sofrimento destes em sua grande maioria. Espera-se que as comissões de ética como a CONSEA continuem sendo rigorosas quanto ao bem-estar dos animais, e que a parcela ‘’defensora’’ dos animais avalie melhor a situação antes de tirar conclusões. A hipocrisia toma conta, criticar sem ao menos conhecer a pesquisa científica é fácil, mas quando a doença bate à porta, o remédio é bem-vindo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018