Título da Redação: Tão cruel quanto

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Batista


Desde a pré-história, o homem usa os animais para ajudá-lo a realizar determinadas tarefas e suprir suas necessidades. Porém, a legitimidade de testes feitos com animais tornou-se polêmica, pois é considerado, por muitos, uma prática cruel e desnecessária. Em vista disso, é necessário a utilização de outras alternativas que substituam os animais sem prejudicar os avanços das pequisas científicas.
Após a Segunda Guerra, determinou-se que testes em seres humanos fossem proibidos, passando a empregar os animais como uma opção menos anti-ética. Contudo, submete-los à radiação de armas químicas, inalação de fumaça, ingestão de bebidas alcoólicas e entre outras práticas cruéis, não é um modo mais humano de produzir conhecimento científico.
Na Europa, por exemplo, não é permitido realizar experiências com animais na indústria de cosméticos, isso deixa claro que medidas já estão sendo tomadas em prol dos bichos. Existem optações com eficácia comprovada, como o filtro anti-câncer in vitro, o qual substitui mais de um milhão de camundongos por ano nos Estados Unidos.
Portanto, diante dos argumentos mencionados, faz-se necessário, primeiramente, a conscientização dos próprios pesquisadores e cientistas, junto às empresas, industrias e laboratórios, os quais devem escolher a melhor maneira de testar suas mercadorias. Além disso, cabe ao Poder Legislativo formular leis que proíba as experiências em animais quando houver outras opções.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018