Título da Redação: Trabalho involuntário

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Caroline Martins


Durante muito tempo, o ser humano lutou por sua liberdade. Foram anos de batalhas por algo que, supostamente, seria seu por direito próprio. O fato de ser um animal racional o permitiu lutar por si próprio e conseguir de uma vez por todas sua liberdade permanente. Mas e os incapazes disso, quem irá lutar por eles?
Não, não falo de pessoas incapazes, mas de animais, assim como nós. A indústria de cosméticos, que mais utilizam animais para testes de produtos, é uma das que mais crescem a cada ano, e, consequentemente, o número de suas vítimas. Sim, vítimas, pois são seres vivos, animais e capazes de sentir, porém incapazes de expressar sua dor com gestos e palavras. Eles a expressam somente com o olhar e o choro, este muitas vezes abafado e por isso são preferíveis: são facilmente manipulados.
É por estas e outras razões que devemos lutar por eles, pois apesar das normas e leis, não é de livre arbítrio que estes animais são submetidos a este tipo de tratamento. O ser humano sim pode ser considerado voluntário por sua racionalidade e liberdade de escolha, os animais, não. Se o "sentimentalismo" não prevalece, a ética ao menos deveria. Não temos tal direito de provocar sofrimento a quem seja, principalmente naqueles incapazes de se defenderem e expressarem.
Em suma, estamos em pleno século XXI, no pico da era tecnológica e no auge do racionalismo humano. Já não estaria na hora de o ser humano parar de pensar em si próprio e olhar em sua volta? De certo que, no século que estamos, exitam dezenas de métodos alternativos para destes de produtos, entretanto, enquanto a ignorância e individualidade do homem prevalecer, terão aqueles de bom-senso lutar pelos indefesos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018