Título da Redação: Uma linha tênue entre a crueldade e a ascensão.

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Beatriz Leandro


Laboratórios que usam animais para testes estão sendo fortemente criticados por ativistas que não aceitam tal prática. É válido destacar, que grande parte dos avanços médicos que temos hoje se deve aos estudos realizados em outros seres vivos. Entretanto, é importante evidenciar que a ciência deve se utilizar de meios para evitar a necessidade da prática, fazendo uso da própria tecnologia e além disso, novas leis devem ser aprovadas visando a proteção dos animais.
Os primeiros estudos médicos da história, eram realizados em cadáveres, clandestinamente, pois a prática era condenada pela Igreja e perseguições eram feitas aos insistentes. Aos poucos, testes passaram a ser feitos em outros seres, pois em organismos vivos as reações poderiam ser analisadas e os resultados seriam mais expressivos.
Nesse sentido, as práticas para estudos clínicos foram se aperfeiçoando, obtendo resultados mais úteis para a saúde humana. Em contraste com o que se via nos séculos passados, hoje uma vasta rede tecnológica se mostra em ascensão, e dessa tecnologia devem vir alternativas para o uso de cobaias, como tecidos artificiais, proteínas que simulem o ambiente de um órgão, ou até mesmo organismos artificiais.
Entretanto, o uso de animais continua sendo uma prática mais viável aos laboratórios, e a regulamentação de leis que conferem direitos aos animais, como por exemplo, um rigoroso critério para definir se o ambiente em que o animal se encontra, proporciona condições para sua estadia e desenvolvimento, devem estimular empresas a financiar projetos que dispensam o uso de bichos para conclusão de um estudo.
Nessa perspectiva, é de grande importância salientar a relevância que os animais tiveram para o desenvolvimento de técnicas que melhorassem a saúde humana, e agora que recursos tecnológicos estão disponíveis, medidas corretas de proteção aos animais e criação de novos recursos que se assemelhem o corpo humano, devem ser tomadas para que nenhum outro ser vivo precise ser sacrificado em prol do nosso próprio benefício.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018