Título da Redação: A política opressiva dos trotes universitários

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Leila Reis


Todos os anos, notícias de abusos em trotes preocupam pais, responsáveis e vestibulandos. Uma tradição que originalmente deveria focar na inclusão dos''bixos'' na universidade tornou-se uma prática de exclusão e humilhação.
O conceito de que os alunos se organizam em uma hierarquia regida pelo tempo de permanência na instituição é o que justifica a prática dos trotes -alunos que sofreram abusos de seus''superiores'' veteranos humilham seus calouros- ,um círculo vicioso. A tradição unida a falta de um regulamento federal produziram com o tempo um ambiente livre,abusivo e impune.
Em decorrência destes abusos que diversas universidades brasileiras decidiram proibir o trote,porém,fora das instituições eles ocorrem. O ideal seria que a universidade se responsabilizasse e que juntamente com uma comissão de trote formada por calouros promovesse e regulamentasse o evento. Desta forma, o ritual se passaria sob vigilância de pessoas mais responsáveis, sem perder a essência das brincadeiras que os calouros participam.
O ensino superior só terá a ganhar com uma reforma na organização dos trotes e na forma em que os alunos e a sociedade em geral os veem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018