Título da Redação: A realidade dos trotes

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por geisa silvestre


O que deveria ser uma brincadeira saudável tornou-se caso de violência, abuso e desrespeito: os trotes universitários. Pintar os novatos, fazer pedágio e cortar cabelos, já eram etapas conhecidas, mas essas recentemente estão sendo complementadas por praticas mais violentas que acabam por colocar em risco à vida dos pré-universitários.
O que antes era visto apenas como um ritual tradicional, atualmente se configura muitas vezes como um crime por pare dos veteranos que cometem atos de humilhação e vexame para com os calouros. Como exemplo, podemos citar a obrigação do consumo de bebidas alcoólicas, o assédio sexual e as queimaduras com ácido. Em universidades onde esses casos foram ocorridos, medidas drásticas, como a total proibição já foram tomadas.
E para aqueles que se preparam com tanto esforço e dedicação para conseguirem passar em um vestibular, ao serem violentadas as sequelas que ficam, vão além do físico para o psicológico, refazendo conceitos e gerando revolta e sofrimento.
Em resumo, a cultura do trote tem levado mais a agressividade do que a real diversão. Contudo, caberia à gestão das universidades uma maior fiscalização, assim como a criação de campanhas de conscientização para a sociedade com o estabelecimento das devidas penalizações para os que ameaçam a integridade física dos participantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018