Título da Redação: A violência facilitadora

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Morete


O trote e visto nas universidades como um facilitador de interações entre os novos alunos e os veteranos por meio de brincadeiras. Porem o conceito da palavra brincadeira nem sempre é o mesmo para ambas partes, e aquilo que erá para ser divertido se transforma em algo desagradável é problemático.
A cada semestre universitário que se passa o numero de trotes abusivos e exagerados só crescem. Segundo o site de noticias G1, no inicio do ano de 2015 a USP recebeu 16 denúncias envolvendo assédio moral, bebidas alcoólicas e humilhação em semáforos. Sendo que no ano anterior foi relatado apenas 6 denuncias.
Em contraponto exitem também os trotes solidários que podem ser por exemplo, doação de sangue, concursos culturais, plantar arvores, dentre muitas outras alternativas, sendo essa uma maneira mais humana de receber os novos alunos.
Porem nem todos pensam dessa maneira solidaria, por isso os trotes violentos continuam e crescem cada vez mais. Vendo todos esses fatos as universidades deveriam adotar uma postura mais eficaz contra essa pratica de trotes e punir os agressores que na maioria dos casos saem impunes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018