Título da Redação: Acolligeri

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriela de Proença


Do Latim: Acolher;formado por "ad-": para; e "colligeri": reunir,juntar,colher. "Para reunir", algo que, supostamente, seria a proposta do "trote" universitário, mas, o que deveria ser motivo de alegria para o novel aluno, pode tornar-se um imenso incômodo para sua saúde física e psíquica, nos levando a questionar se tal tradição deve mesmo ser mantida.
Ao redor do Brasil, são vistos inúmeros casos de violência na iniciação à faculdade. Casos envolvendo racismo, homofobia, despimento em público e imposição à administração de bebidas alcoólicas aos ingressantes, ações que, por vezes, provocam traumas em muitos dos iniciantes.
A existência de "trotes" violentos, fere perceptivelmente o artigo 5º da Declaração dos Direitos Humanos, que menciona a proibição de qualquer ser humano ser obrigado a realizar tarefas degradantes. É dever da federação garantir que a crueldade com os "novatos" não seja praticada em nenhuma instituição do território nacional.
A solução vêm da não-conivência das faculdades com atos crueis de iniciação, com aplicação de punições aos infratores (como suspensões ou mesmo expulsões), e a incitação de "trotes" solidários, com o recolhimento de produtos e angariamento de fundos para instituições carentes, e trabalhos voluntários sociais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018