Título da Redação: Alegria transformada em chacota

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Ana Maria


O grande sonho da aprovação no vestibular, para muitos jovens, é acompanhado de grande expectativa acerca da vida acadêmica. Porém, esse encanto se torna desestimulante com o temido trote universitário, que não passa de um circo de horrores em que o palhaço é o calouro. Há tempos o trote deixou de transmitir companheirismo e interação entre veteranos e calouros, o qual foi deturpado e hoje transformou-se em uma demonstração de poder, intimidação, abuso ( físico, psicológico, sexual) e preconceito no meio acadêmico.
Devido esse caráter aparentemente receptivo, órgãos judiciais e a própria instituição onde ocorrem os atos tratam o trote de forma passiva, gerando impunidade e abertura para proliferação de abusos e violência.
Os estudantes não representam apenas o mercado de trabalho, visto que estes serão os cidadãos do futuro.O ensino superior vai além do conhecimento sistemático, germina o conhecimento de mundo e a responsabilidade para com a sociedade.Em contrapartida, o trote contamina a ideia em como se relacionar com o meio e distorce respeito em submissão e concessão em abuso.
Não é coerente que um momento de alegria seja palco para chacotas e humilhações, para amenizar a situação é necessário por parte do Estado aplicar efetivamente as leis que proíbem a realização do trote e concomitantemente punir devidamente os envolvidos, de forma a conter novos casos. Às instituições, cabem realizar medidas socioeducativas através de palestras e campanhas que visem o trote solidário, o qual pode propor atividades voltadas para a melhoria da comunidade (caridade ou serviços comunitários).
Atividades do gênero permitem aproximação do estudante com o meio social, as quais proporcionam captar a influência da solidariedade e da compassividade como pilares da interação saudável entre indivíduos,e assim criar uma visão inovadora que combata o vírus proliferante chamado trote.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018