Título da Redação: As noites de insônia antes do trote

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Natália Silveira


Ao longo dos anos, estudantes se preparam para os difíceis vestibulares, com todo o esforço e dedicação conseguem realizar o sonho de ingressar em uma universidade. Porém, ao chegar para a realizar a matrícula, em algumas faculdades encontram o cenário dos trotes, muitas vezes violentos, chegando a ser cenários deploráveis, são algumas vezes recepcionados por veteranos por meio de humilhações, agressões e excesso de bebidas alcoólicas.
Em muitas universidades, existem há alguns anos, trotes solidários, que ao invés de serem humilhados por veteranos, calouros saem para ajudar moradores de rua, famílias carentes e doam sangue.
Em contrapartida, ainda existem trotes violentos, praticados desde a era medieval, onde se raspam cabelos, rasgam roupas. Há faculdades em que aconteceram trotes tão abusivos e violentos e que veteranos que se consideravam poderosos sobre os calouros, acabaram ocasionando a morte de um calouro.
As noites de insônia antes do resultado dos vestibulares, tornam-se banais após o resultado positivo para os vestibulandos, que agora calouros, perdem o sono e ficam preocupados e com medo do que possa acontecer em sua recepção na faculdade.
Analisando todos os pontos apresentados acima, conclui-se que, ainda hoje muitos veteranos usam de um suposto poder, para integrar os calouros na vida universitária, porém, não utilizam desse poder para integrá-los de forma agradável e humana. O mais indicado para solucionar esse problema, é que as faculdades tomem conhecimento dos fatos, punam os veteranos abusivos e tornem as responsáveis pela realização da acolhida e integração desses novos alunos. A integração social, não é realizada por meio de violência e sim, por humanização e solidariedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018