Título da Redação: Brincadeira ou crime?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Juliana s


No Brasil o trote universitário ocorre em praticamente todas as universidades. Porém, ainda existem muitos trotes violentos e humilhantes que podem até configurar em um crime. Esse tipo de trote pode trazer consequências graves para o calouro, afinal já houve até casos de morte. Assim, é necessário que haja punições e que os trotes violentos sejam proibidos.
Muitas pessoas defendem o trote e acham que essa tradição não pode acabar. De fato ele pode ser uma boa maneira de integrar calouros e veteranos, mas, não é necessário agir de forma violenta ou humilhante. O trote solidário, por exemplo, é uma ideia legal, pois nele além de ter uma aproximação entre os alunos, ainda ajuda outras pessoas. Por isso, deve haver uma conscientização de todos para que o trote possa existir sem prejudicar ninguém.
Já ocorreram muitos casos de calouros que foram parar em hospitais ou que até morreram por causa de brincadeiras violentas. Deve ser proibido o uso de bebidas alcoólicas e drogas, por exemplo, que são usadas em alguns trotes. Ademas, as consequências que esses atos podem trazer a esses calouros são grandes, como prejudicar sua saúde, sua integridade física e até deixá-los com medo a ponto de desistirem do curso. Isso não pode ser permitido, pois, se continuar deixando que essa violência aconteça outras pessoas podem sofrer essas graves consequências.
Em suma, é certo que os trotes violentos e humilhantes em universidades não podem mais existir. Ademas, os alunos podem se integrar de maneira saudável, sem humilhação. Para isso, é importante que tenha uma ação rápida para que nenhum calouro sofra com atos violentos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018