Título da Redação: Crime universitário

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por Wislaine Cardoso


Ingressar em uma universidade é um sonho de muitos brasileiros, mas a deplorável forma de recepção trazida pelos veteranos chamado "trote" tem amedrontado os calouros.
O início de casa período letivo que era para ser um momento de fraternização está se tornando dias sombrio. Os trotes universitários tornaram se décadas de violência e obrigatoriedade de todos os estudantes iniciantes, onde os calouros são expostos a constrangimentos, lesões corporais e massacres podendo gerar como consequência a morte.
Estas agressões contra os discentes sendo elas físicas ou verbais ferem o seu direito previsto pela constituição de respeito e livre arbítrio tornando se um crime que mesmo o fato sendo registrado pela polícia o culpado não é punido como merecido. Porque justo nas unidades educadoras onde as pessoas teriam que além de se tornar um profissional qualificado ser policiadas se tornando cidadãos espelhados na sociedade comentem essa barbárie?
A uma ausência de humanização e civilização dentro das universidades do brasil, os discentes criaram um mito de que todo universitário tem que sofrer ser judiado o que tinha de ser ao contrário pois a instituição é o lugar de encontro e convivência de pessoas com variadas etnias e regiões que criarão um vínculo de convivência, então não tem o porque de trotes sarcásticos.
O que leva o alto índice numérico de crime universitário é que os agressores sabem que dificilmente serão punidos, tanto pela justiça como pela universidade pois faltam leis severas que censure esses praticantes. Jubilação como ato de punição que até hoje é implantado para atos como estes não está resolvendo a situação.
sabemos que criar leis como prisão para esse tipo de crime irá somente aumentar o número de pessoas na cadeia, o ideal e a justiça junto com a universidade criar leis que beneficia a população, como prestações de serviço comunitário, colocando os estudantes de medicina nas unidades básicas de saúde, pessoal de letras auxiliando os professores das escolas, e assim por adiante serviço não irá faltar e se com tudo não resolver o problema aplicam a jubilação tirando o direito desse aluno de entrar em qualquer que seja a instituição de ensino brasileiro.
Esses são meios vantajosos que as autoridades podem aderir para acabar com os trotes violentos, punindo e ao mesmo tempo policiando os alunos veteranos contribuindo com os serviços sociais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018