Título da Redação: Da conquista ao terror.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Batista


Ingressar em uma universidade é o sonho de qualquer jovem, porém, depois de ter conquistado seu objetivo, vem o medo. Trotes universitários acontecem há algum tempo e vêm chamando atenção cada vez mais do poder público. Criado inicialmente para ser um ritual de boas-vindas, se tornou uma "brincadeira de mau gosto".
Um ato de violência camuflado em ações comuns, os trotes, são humilhantes e agressivos, ferindo à moral dos calouros, que muitas vezes são até espancados. Os veteranos (universitários mais antigos) acham ter maior poder do que os novatos, criando assim, uma divisão hierárquica, a qual, quanto mais popular for o estudante, mais direitos ele tem.
O poder de persuasão desses veteranos conhecidos por todos, também é relevante, levando em conta de que as pessoas que não aceitarem participar de suas "brincadeiras" podem ser excluídos dos grupos conhecidos como populares, por tanto, mesmo não concordando totalmente, optam por fazer os trotes. E esse é o problema da sociedade, achar que o individualismo tem mais importância, comparado com o bem do próximo.
O mais impressionante nisso tudo, foi a demora da população e dos próprios estudantes para perceberem que isso estava errado e que eles não são obrigados a aceitarem este tipo de crime. Os mesmos devem se impor contra os trotes e procurarem seus direitos. Precisa-se haver leis visando a segurança dos jovens ao entrar na tão sonhada faculdade e por meio de palestras incentivá-los a denunciar, pois é a melhor forma de combater ações que vão contra os Direitos Humanos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018