Título da Redação: Da glória ao escarro.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Ádila Góes


Os trotes de faculdade estão se tornando cada vez mais sérios, humilhantes e maldosos. A chamada “boas vindas” feita por veteranos aos novatos, não é tão boa assim. O aluno se expõe a diversos tipos de humilhações e agressões, físicas e psicológicas, às vezes passando dos limites e precisando de maior atenção.

Os novatos não são obrigados a aceitar tal fato; mas caso não aceite, provavelmente serão excluídos. O que certamente nenhum novato quer, pois ainda estão na euforia de ter entrado na tão sonhada faculdade, e aproveitar o momento é primordial. Os veteranos, como estão na faculdade há mais tempo, querem expressar seu poder diante dos mesmos, talvez seja esse realmente o verdadeiro objetivo dos trotes: Expressar o poder daqueles que estão ali há mais tempo, não uma “boas vindas”.

Alguns trotes fazem com que os calouros saiam pelas as ruas com pouca roupa, pintados, com placas humilhantes o chamando de “bixo”, em casos extremos raspam a cabeça do aluno, afetando até sua autoestima. Mas não podemos generalizar, é claro, algumas faculdades são conservadoras e acompanham os trotes de perto, não deixando que passem dos limites, e alguns calouros até gostam, levam como brincadeira, são os chamados, “trotes leves”.

Entrar na faculdade é um sonho para o aluno, não se pode deixar que uma situação desagradável e maldosa atrapalhe tal conquista. Mas os trotes não precisam serem totalmente aniquilados, mas aprimorados. Logo, os trotes podem ser aplicados, mas de uma forma saudável, com limites e supervisão da faculdade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018