Título da Redação: Diversão responsável

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lola


Passar para a tão almejada faculdade é o sonho de muitos jovens. Assim que realizam tal desejo, há o momento de integração que marca a entrada na vida universitária: o trote. Ele pode ser feito de várias formas boas ou ruins. Trotes bons são aqueles que não prejudicam ninguém, e sim ajudam, como os solidários. Já os ruins são aqueles de cunho violento e humilhante, cada vez mais comuns.
Cada faculdade possui sua "intensidade" de trote. Quanto mais tradicional ou concorrido for, mais intenso é o ritual de entrada. Cursos como Medicina,Engenharia e Direito são os que mais possuem históricos de trotes violentos, com mortes e sequelas nos estudantes. A entrada que deveria ser lembrada com alegria, é estimulada ao esquecimento.
Os trotes solidários são aqueles em que os veteranos estimulam os calouros a ajudar ao próximo. Eventos como doação de sangue, corte de cabelo para auxiliar na produção de perucas para crianças com câncer, doação de brinquedos e roupas para crianças carentes, entre outros atos, deveriam ser mais realizados ao invés de pintar o rosto e pedir dinheiro no sinal.
A entrada dos calouros, portanto, deve ser feita de modo em que ninguém saia prejudicado. Caso haja violências,os culpados devem ser punidos. Como seres humanos, isso significa que os princípios e os valores do outro precisam ser respeitados. A diversão exige responsabilidade e maturidade para lidar com suas consequências.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018