Título da Redação: Entretenimento nocivo

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Kathleen Rios


Tradicionalmente, os trotes universitários são considerados ritos de iniciação de um indivíduo que ingressa em uma universidade. Nessa perspectiva, os veteranos organizam atividades que vão desde cobrir o corpo de tinta até despí-lo por completo. Embora, em muitos casos, essas práticas ainda sejam sinônimo de integração, observa-se que estas possuem caráter cada vez mais violento, visto que expõem os calouros a danos físicos, mentais e morais.
Sabe-se que as ações promovidas para a recepção dos novos estudantes representam um risco à integridade física do participante. Isso ocorre em função dos atos perigosos realizados pelos alunos mais velhos, o que se traduz por "brincadeiras" que obrigam, muitas vezes, o calouro a ingerir álcool combustível, bem como a nadar em piscinas com excrementos. Esse processo, por sua vez, é fruto da tentativa dos veteranos de criar uma hierarquia, na qual estes ocupam o topo. Por conseguinte, a saúde dos calouros pode ser comprometida a ponto de gerar problemas definitivos ou a morte dos mesmos.
Ademais, muitos dos estudantes podem sofrer humilhações, o que prejudica a moral e o psicológico destes. Isso se dá em virtude das represálias impostas pelos veteranos a calouros que não desejam participar das atividades estabelecidas. Essas punições contemplam tanto agressões físicas ou verbais, como a exclusão desses alunos da comunidade universitária. Assim, surgem as consequências: o indivíduo vítima desses atos torna-se desestimulado em relação à faculdade, o que aumenta as chances de desistência do curso, além de provocar problemas como a depressão.
Evidencia-se, portanto, que a recepção dos novos alunos universitários representa, nos dias hodiernos, um risco à saúde física da pessoa e a sua moral. Faz-se necessário, então, que os Diretórios Acadêmicos busquem coibir os trotes violentos, por meio de uma comissão para atender às denúncias de estudantes que sofreram o processo, a qual encaminharia as reclamações à polícia. Além disso, essa entidade estudantil poderia promover campanhas de "Trote Solidário", que visam à doação de sangue dos calouros. Desse modo, é possível que o ingresso à faculdade se torne agradável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018