Título da Redação: Extinção da violência e incentivo a solidariedade nas universidades brasileiras.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por Izabella Cardoso


Vivemos em uma sociedade na qual o ingresso do cidadão em uma universidade é considerado uma grande etapa de sua vida . Entretanto , muito se tem discutido sobre o ritual de passagem que marca o ínicio da vida acadêmica do estudante , o trote . Diversos são os relatos sobre os tipos de trotes recebidos pelos calouros sendo que ,em sua maioria ,essa ação tem se tornado difamatória e violenta. A partir disso , quais são os fatores que contrapoem o trote entre ser uma integração social e um abuso de pode ?
Esse ritual, presente nas sociedades desde a idade média , tem como objetivo inserir o aluno no universo acadêmico além de lhe desejar boas vindas. Entretanto , essa passagem tem tomado dimensões cada vez mais violentas , com acoes que obrigam os novos estudantes a se comportarem como mendigos pedindo dinheiro nos sinais ,a simularem gestos sexuais ,entre outras crueldades,todas a mando daqueles alunos já inseridos naquele ambiente. Esse fato tem ocorrido por diversos fatores ; alguns de responsabilidade do próprio corpo acadêmico ,pela fragilidade das leis contra o trote e que não penalizam os que ele realizam. Outros devido a falsa sensação de superioridade que possui o veterano , além da promessa de poder se vingar dos novos alunos no ano seguinte , o que contribui para a continuidade dos trotes. Essas atitudes são extremamente prejudiciais para a população pois espalham o medo entre os estudantes desestimulando o desejo de ingresso nas universidades e consequentemente , diminuem a formação de mão de obra especializada no país.
Contudo , é possível que o trote mude suas dimensões e assuma um caráter de integração . Exemplo disso são os trotes solidários ,nos quais os alunos novatos acompanhados dos alunos veteranos realizam ações voluntarias em escolas , praças , ou com a própria população visando a integração ao meio acadêmico de forma pacífica e com os valores que de fato devem ser semeados em uma universidade como o bem comum , Essa atitude é extremamente benéfica para a população, além de permitir a continuidade desse ritual de passagem entre os alunos.
A partir dos argumentos apresentados, medidas devem ser tomadas, como a criação de leis mais rígidas ,pelo corpo acadêmico das universidades,de modo a proibir atos violentos e difamatórios nos trotes juntamente com o aumento dos canais de denúncia para a proteção dos calouros . Além disso , ações como o trote solidários devem ser incentivadas , através da criação de grêmios estudantis , para que se possa beneficiar aqueles cidadãos que necessitam e também disseminar os bons valores presentes nas instituições universitárias .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018