Título da Redação: Impunidade gera banalidade

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Luiza Lopes


A necessidade de adaptação ao meio acadêmico faz com que práticas abusivas e humilhantes sejam banalizadas pelos jovens. Isso pode ser visto nos trotes que atingem diretamente a dignidade e desmoralizam os calouros.
Países europeus como a Alemanha e Portugal foram pioneiros do trote universitário que era realizado para acolher e fazer com que os novatos se desprendessem de sua essência anterior, amadurecendo para entrar em uma nova etapa. Porém, hoje a essência desse "ritual" foi alterada e substituída pela violência física, moral e verbal.
Práticas como estas eram vistas antigamente em Roma no coliseu que atraía a população para se "divertir" através da violência vista nas lutas e nas execuções. Isso é semelhante aos trotes atuais, fornecedores de "diversão" para os veteranos que ultrapassam os limites e ferem diretamente a dignidade do próximo através de "brincadeiras" que em alguns casos já levaram à morte.
Além disso, a necessidade que os jovens possuem de inserção social os torna suscetíveis à influência dos outros, levando-os a realizarem atos de humilhação contra o próximo ou até com eles mesmos. Ademais, a impunidade ocasiona o agravamento desses atos que trazem medo e receio aos que irão ingressar nas faculdades, sejam elas públicas ou privadas.
Tendo em vista tudo isso, é necessário que as faculdades fiscalizem rigorosamente os trotes, como a USP que criou um disque trote para que seus alunos possam denunciar práticas abusivas, punindo aqueles que cometerem atos violentos. Em adição, o governo deve criar uma lei efetiva para a proibição desses trotes e também deve criar centros de apoio para aqueles que sofreram violência tanto física como psicológica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018