Título da Redação: Integração ou Desmotivação?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Iramaia Coslop


Todo ano em universidades brasileiras é comum que ocorra o trote universitário organizado pelos veteranos que visa a integração dos alunos novatos à universidade. O que era para promover uma boa relação entre os calouros e veteranos, o trote vem sendo um grande motivador da violência entre os estudantes.
O trote de boas vindas aos calouros é um dos grandes causadores de denúncias que envolvem assédio moral e agressões. Esse ano a USP (Universidade de São Paulo) relatou cerca de 16 casos de abusos de trotes. Os principais casos são humilhação em público, no qual alunos são obrigados a arrecadar dinheiro nos semáforos, além do excesso do consumo de bebidas alcoólicas.
Nesse contexto podemos notar que existe ainda uma falta de fiscalização desses trotes. As agressões costumam acontecer em grupos, o que dificulta encontrar culpados. Além do mais alunos que agridem os calouros, um dia já foram calouros que sofreram agressão. Sendo assim como não há punições para os alunos agressores, a tradição de trotes violentos persiste.
Nos trotes universitários portanto não ocorre uma integração e sim um conjunto de violências físicas e morais que podem acarretar traumas. É preciso incentivar as denúncias na ocorrência de abusos e que as universidades debatam punições mais severas aos alunos organizadores dos trotes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018