Título da Redação: Integrações sem humilhações

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Ronaldo Ribeiro


É perceptível que, o trote universitário é considerado uma tradição, sendo na maioria das vezes aguardado ansiosamente pelos calouros. Contudo, é preciso tomar cuidado com o mesmo, pois os excessos na hora da brincadeira, podem ser configurados como um crime. Criou-se uma perspectiva, na qual tornou essa brincadeira de boas-vindas, um símbolo de entrada na universidade, o qual não necessariamente precise acontecer.
Quando se pensa em aprovação no vestibular, vem junto a isso, a expectativa de passar pelo trote, e que o mesmo lhe possibilite fazer amigos e descobrir novos horizontes; sem ter de passar por humilhações, mas por enaltecimentos aos seus aos seus predicados de esperança para um futuro melhor.
Em contrapartida, o que era para ter caráter de acolhimento e integração, torna-se humilhação e violência ao ultrapassar o limite da diversão. Veteranos obrigam os calouros a tomar atitudes que trazem para si constrangimentos, com tais, sendo impostos através de agressões e ameaças graves; fazendo com que os jovens adentrem na vida universitária com experiências negativas.
Deve salientar que, para a ocorrência da integração entre os novatos e os demais, é obrigatória a passagem por esse ritual, visto que, aqueles que se recusam a participar sofrem discriminação e pressão na faculdade, passando por um processo de exclusão.
Assim, por perceber que ações empregadas são maléficas para os iniciantes, transfigura-se indispensável atitudes intervencionistas sobre esse ato. É dever da faculdade posicionar-se, punindo aqueles que extrapolem o limiar da integridade do calouro, e substituir as brincadeiras e zombarias por atividades que promovam a integração e a solidariedade; garantindo o convívio gratificante para ambos os lados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018