Título da Redação: Menos retrocesso ao ingresso nas universidades

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Camila Lacerda


A recente visibilidade dos trotes universitários na mídia e redes sociais, não o torna algo novo. O rito de passagem teve sua origem na Idade Média como medida sanitária e veio mudando seu significado com o tempo, hoje se tornando na maioria dos casos algo violento e degradante.
Amenizar os estragos causados pelos trotes, justificando que o mesmo é uma brincadeira ou uma maneira dos novos alunos se socializarem, já não pode mais ser aceita. As consequências geradas pelos trotes irresponsáveis vão desde traumas irreparáveis, desistência do curso e até morte.
A clara intenção de mostrar hierarquia, fazendo uso do machismo, racismo e violência só fere ao invés de integralizar. Usa-se do medo para ganhar respeito. Reprime quem se atreve a não participar e tornam ainda pior, a vida de quem ousou denunciar.
Proibir não inibi a ação e a falta de aplicação de medidas severas após a denúncia , só o torna mais legítimo.
Existem várias formas saudáveis de interação, como por exemplo os trotes solidários - os alunos se conhecem de maneira madura e ajudando alguém. Outra maneira eficiente seria as próprias instituições criarem espaços de convivência, oficinas interdisciplinares e grupos de discussão. O que não pode mais ocorrer é, um acontecimento tão nobre ser acompanhados por histórias tão miseráveis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018