Título da Redação: O ensino do integralismo

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Emylly


Sendo um ritual de passagem, os trotes universitários compõem uma etapa de transição do período educacional básico, para o ensino superior. Mostrando, assim, uma conquista pessoal mediante uma aprovação. Entretanto, tal significado, na contemporaneidade, ganha uma realidade diferente: caracterizando-se pelo uso da violência e consequentemente a propagação do medo entre os novatos. À vista disso, faz-se pertinente a análise das causas e consequências dessa problemática, bem como analisar medidas para sua diminuição.
De início, é válido entender que este fato acontece devido à existência de uma suposta superioridade por parte dos veteranos, que pode ser evidenciada na submissão imposta nesses eventos. Assim, diante de vários abusos, esses jovens depreendem-se com situações constrangedoras, em que alguns casos prevalecem agressões físicas. Prova disso, é a utilização de meios ilícitos, como: ácidos e objetos perfurantes. Como também, o excesso de bebidas alcoólicas, principalmente, por menores.
É interessante pontuar, ainda, que todas essas características negativas vêm se reproduzindo em vários “campus” do país. Assim, proporcionando a vários alunos problemas psicológicos causados pelas agressões, como a depressão, causando um estado de tristeza no individuo e proporcionando “brechas” para o aparecimento de outras patologias, e a síndrome do pânico, que consiste em ansiedade extrema seguido de surtos físicos, tais como o aumento dos batimentos cardíacos.
Nota-se, portanto, que a “cultura do trote” ganhou incrementos que propagam a violência, provocando o temor dos recém universitários. No entanto, a heurística que otimizaria esse quadro provem da união de fatores administrativos, em relação as universidades, e policial. A primeira, por sua vez, agiria na promoção de palestras sociológicas com os veteranos, promovendo idéias integralistas. Como já é feito na Universidade de São Paulo, em que acontece um trote diferente: os novatos são acometidos de fazeres sociais em ONGs ou na própria instituição. A segunda entraria em repressão a vândalos que queiram promulgar a violência. Assim, a utilização de meios pedagógicos proporcionariam uma perceptível diminuição nos casos de abusos, pois, como já dizia o escritor Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco há mudança”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018