Título da Redação: O ínicio da caminhada

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Flavia Fasolo


O trote universitário é caracterizado por ser um ritual de passagem aos mais novos integrantes das universidades. Seu objetivo, sobretudo, é integrar os ditos calouros a uma nova fase de suas vidas. Entretanto, com o passar dos anos, a sua aplicação foi tomando novos rumos, tais como, se livrar do sofrimento anteriormente recebido por seus antigos veteranos. O que origina uma perda de essência em seu real fundamento.
Antes tudo, é preciso perceber que o ato de violência e ridicularização aos novos universitários, acabam originando um efeito totalmente contrário ao de integração. Uma vez que os trotes fazem com os calouros se sintam amendrotados pelos seus veteranos.
Além disso, essa violência pode ser atribuída ao desejo de vigança. Dado que os calouros são ridicularizados, e quando se tornarem veteranos, desejarão se vingar das antigas humilhações. Em uma panorama como esse, repleto de variavéis, parece difícil se imaginar uma solução definitiva, porém é fundamental agir para reverter esse quadro.
De fato, diante desse caráter humilhante, as instituições devem agir com velocidade. Apesar da necessidade de resultados imediatos, a melhora não deve se limitar a paliativos. Assim sendo, é preciso investir na verdadeira transformação. Nesse contexto, o trote que gere constrangimentos aos novos integrantes, devem ser banidos pelas instituições. Além disso, é imprescíndivel estabelecer um conjunto de normas que limitem a rigorosidade do mesmo.
Torna-se evidente, portanto, que os trotes exigem medidas concretas, e não somente um belo discurso. Nesse sentido o caminho parece ser um difícil -mas não utópica- revisão de valores, possível a partir de pequenas mudanças nas atitudes dos veteranos. Sem dúvida, se as universidades ampliarem o foco do ensino para além das questões educacionais e se preocuparem com a formação moral do cidadão, é possível imaginar um país mais consciente e livre de banalidades, sobretudo, nos trotes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018