Título da Redação: O lado agressivo de tradições inocentes

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Goulart


Desde a antiguidade, as sociedades determinam momentos da vida de seus integrantes, nos quais estes eram considerados adultos ou dignos de certas responsabilidades. Diante de tais momentos, os indivíduos eram submetidos a rituais de passagem, dos quais alguns permanecem nas culturas contemporâneas. Um exemplo é o trote universitário, originário da Idade Média, que tem gerado, atualmente, grandes preocupações para a sociedade. Tornaram-se questionáveis seus prós e contras, e medidas para dosar os trotes se mostraram urgentes.
Por um lado, os trotes universitários são ações que buscam a integração social entre os estudantes que fazem parte, dentro do campus, de um mesmo grupo e um mesmo curso. As ações passam, assim, a concretizar a união de indivíduos que são considerados prontos para uma nova fase de suas vidas: a universidade.
Por outro lado, a cultura e as, até então, inofensivas atitudes estudantis passam a demonstrar uma face agressiva e humilhante. Contudo, os trotes continuam a ser praticados, pois se tornaram “brincadeiras” das quais os calouros não têm a opção de não participarem e, assim, criam um ciclo vicioso baseado na vingança a partir do abuso do poder dado aos chamados veteranos.
Portanto, é evidente a urgência na adoção de medidas que dosem e monitorem os tradicionais trotes, a partir de uma conscientização dos direitos dos alunos, criação de regras que punam a adoção de trotes violentos. Assim, juntamente a leis leis que condenem universitários e universidades que aceitam agressivas “brincadeiras”, o ambiente estudantil se tornará mais humano e mais seguro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018