Título da Redação: O marco ou o terror da vida estudantil ?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Edson Fahel


Os trotes universitários são um grande marco na vida do indivíduo, representando a celebração e a concretização da entrada na universidade. Com o passar dos anos, o trote se tornou um simbolo de uma nova fase e interação entre os membros da faculdade. Todavia, nos últimos anos, alguns eventos assustaram reitores e o povo brasileiros com casos de brutalidade e violência, servindo de alerta para as diversas instituições públicas e particulares.

A entrada na universidade é o sonho de muitos brasileiros. Os estudos são intensos e a concorrência cada vez maior. Para o mérito de quem entra na universidade, o trote deve assegurar o entretenimento dos participantes. Um dos casos que mais chocaram a imprensa brasileira, ocorreu em Minas Gerais. Estudantes obrigaram os novos calouros de agronomia a se despirem e a se deitarem em um formigueiro em 2006. Um dos estudantes necessitou da emergia por ter levado mais de duzentas e cinquenta picadas de inseto.
Casos como esse já ocorreram mais deu ma vez, mas fogem do senso comum do qual a experiencia do trote pode ser positiva e trazer benefícios aos novos estudantes.

Os trotes universitários também podem trazer uma experiencia além da interação. Algumas faculdades do Brasil instigam aos alunos a praticarem trotes solidários ou conscientes para que esses eventos tragam também um aspecto de cidadania. Em Minas Gerais, os novos estudantes foram banhados de tintas em um momento de descontração e distribuíram folhetos sobre importância do voto. Dessa forma, nota-se que a interação entre alunos e a própria instituição é fundamental para a realização do evento, trazendo novas ideias e consolidando a importância desse momento para os diversos membros participantes.

Em suma, a presença dos trotes universitários ocorrem a mais de 60 anos em algumas universidades do Brasil e essa tradição não deve ser deixada de lado, mas avaliada de forma coletiva pelos participantes e pela faculdade. Caso ocorram fatos que extrapolem o objetivo do evento e revelem ser aviltantes, tanto a universidade e o judiciário devem acionados, para que o trote não perca o seu simbolo e para que esse dia seja de fato um marco na vida dos novos estudantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018