Título da Redação: O que era para ser festa está se tornando terror.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Bia .


O trote universitário pode ser entendido como uma maneira de interagir com os novos colegas, criar novas amizades. Além disso é nesse momento que cabelos são raspados e rostos pintados. Essa pratica vem desde o século XV. Contudo ultimamente este assunto está muito em voga na mídia, devido aos abusos de poder cometidos em sua realização. De fato o que era para ser festa está se tornando terror.
Podemos notar que com o passar dos anos foi se criando uma cultura do abuso de poder, algo tipicamente medieval , uma espécie de vassalagem. Onde calouros se submetem aos mandos de seus veteranos. Além disso estabeleceu-se implicitamente um ciclo no qual o calouro humilhado sabe que no ano seguinte será sua vez de humilhar. Vale dizer também que não é raro que nessas festas ocorrem, além de humilhações, abuso de bebidas alcoólicas e brigas, casos de mortes e estupros.
Ainda assim muitos se sujeitam a tal para conseguirem ingressar em um grupo dentro da faculdade. Porém quem não aceita as ''brincadeiras'' é por muitas vezes motivo de chacota entre veteranos. Por causa destes comportamentos abusivos muitos desistem de seu curso, além de precisarem de ajuda psicológica para superar traumas.
Dessa forma é importante criar dentro da instituição, políticas a fim de que se estabeleçam limites para esses tipos de festas, além de um órgão competente que acolha denúncias anônimas de alunos, e que puna qualquer violação de diretos humanos praticado. Além do incentivo a comemorações solidárias, como praticadas em muitas universidades, além de ser saudável é também uma forma de educar para a vida, e formar profissionais mais humanos. Deixando para trás o terror da Idade Média.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018