Título da Redação: Os dois lados dos trotes universitários

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Muito vem acontecendo e se discutindo, em nosso contexto atual, sobre barbáries, humilhações e atos violentos. Visto isso, cabe à nós, dialogarmos também sobre os tradicionais trotes universitários, os quais abrangem cada vez mais modelos de comemorações constrangedoras, violentas e repugnantes.
Teoricamente e simbolicamente, o trote universitário é um ritual comum em diversas universidades, onde o calouro é recepcionado pelo seu veterano e convocado à realizar diversas tarefas no momento em que inicia sua vida acadêmica. No entanto, com o passar do tempo, algumas dessas atividades tornaram-se um tanto perigosas, com relatos de humilhações, constrangimentos e violência física. Como o caso que acabou resultando na morte por afogamento de um calouro de medicina da Universidade de São Paulo, em 1999, após ter sido obrigado a ingerir bebida alcoólica pelos seus veteranos.
O ponto principal que devemos ressaltar, é: no momento em que alguma atividade conjunta e de integração passa dos limites e ameaça afrontar os direitos humanos, perde por total seu objetivo principal, que neste caso, o de receptividade ao novo aluno.
Portanto, o que seria mais válido, são os chamados trotes solidários, onde os calouros realizam algum trabalho social, incluindo doações de sangue, campanhas para ONG's e entidades carentes, assim como brincadeiras saudáveis de integração, com o consentimento do novato e respeito ao mesmo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018