Título da Redação: Os extremos dos trotes universitários

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabi Gontijo


Trote universitário pode ser entendido como uma brincadeira praticada pelos estudantes veteranos com os calouros, com o intuito de dar as boas vindas à estes e promover a sua integração na universidade. Entretanto, o quê era para ser uma simples brincadeira, hoje pode-se observar atos de tortura e covardia e que causam humilhação nos calouros, comprometendo até mesmo a sua dignidade.
Para muitas instituições, o trote é visto como uma tradição no ambiente acadêmico e não medem as possíveis consequências que esta "brincadeira" pode tomar. Nos últimos anos, os trotes em algumas universidades brasileiras têm apresentado essas características e práticas como estupro e o consumo de bebidas alcoólicas à força, estão cada vez mais frequentes nos trotes.
É notável que nesses rituais a hegemonia dos veteranos esta expressa e que aos novatos são impostos atos desnecessários, que não vão de acordo com os seus princípios. Dessa forma, observa-se o desrespeito com o próximo e a capacidade do ser humano de encontrar diversão na submissão, sofrimento do outro.
Por todos esses aspectos, o trote universitário, quando inadequado, pode ser considerado como bullying extremo, como um crime. É preciso que as universidades sejam mais atentas e rigorosas quanto à este ato e que leis sejam criadas para a devida punição daqueles que realizam os trotes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018