Título da Redação: Para uns diversão, para outros agressão

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Neto Barreto


Uma prática frequente que ocorre aos olhos da sociedade atual é o trote universitário, onde veteranos das instituição praticam atos falhos, para ''recepcionar'' os novatos da faculdade, sendo muitas vezes impostos a participar de atos violentos e humilhantes. Isto ocorre desde a antiguidade, sendo trazido pelos portugueses, onde os primeiros casos registrados foi na faculdade de coimbrã em Portugal.
Este ato absurdo fazem jovens passar por transtornos psicológico, segundo relatos de universitários em uma rede social, os mesmos passam por trotes como, pedir esmolas no trânsito, sujo de mistura onde na mesma contém ovos, terra, espermas entre outras, também fazem uso de bebidas alcoólicas exacerbadamente, raspam os cabelos, mesmo sem permissão. No brasil um dos casos mais violentos relacionado a esta ocorrência foi uma fato registrado no ano de 1999 onde um jovem que cursava medicina na faculdade de São Paulo, foi encontrado morto na piscina, onde estava ocorrendo a festa de recepção aos novatos, estudante ressaltaram que todos da festa encontravam-se alcoolizados.
A ocasião acontece todos os anos, cada vez mais este causa polÊmicas, e muitas vezes a população pergunta-se até quando vai durar, pois o mesmo ocorre em uma sociedade onde todos crescem com um desejo de vingança, como relatado por uma universitária em uma rede social, ''Isto ocorre porque quem pratica já passaram pela mesma situação''. E essa atitude parti de pessoas que irão no futuro ser um médico, um advogado, enfermeiro, engenheiro, e faz com que uma grande parcela da população reflitam que profissional é esse que faz de uma ''brincadeira'' um ato tão desumano.
Diante da situação a instituição de ensino tem uma grande responsabilidade de combater os trotes, criando medidas, regras, punições, palestras, voltadas ao combate a práticas como essas, contra estes universitários que fazem desses trotes muitas vezes até uma diversão, mais que no fundo não passam de uma brincadeiras, que muitas vezes causam não só agressão física mais também psicológica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018