Título da Redação: Pensar e repensar; eis a questão do trote

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por Jakelyne Maria


Há tempos se segue uma onda de trotes universitários sempre em cena nas mais diversas universidades espalhadas pelo globo, a essa prática se somam milhares de vítimas direcionadas ao abuso de brincadeiras em vários casos ofensivas e desgastantes à carreira acadêmica de um estudante.
Demasiadamente a adoção do trote aos novatos feito por veteranos em instituições públicas de ensino superior quanto nas particulares gera uma série de ações que bem intencionadas remetem a um melhor vínculo de integração calorosa entre estudantes. Mas nem sempre esse tipo de ação é tida como certa, ela gera a violência e ao invés de causar uma boa impressão se torna um desrespeito à pessoa humana com o uso indevido de agressões físicas e psicológicas.
Não há dúvidas que a partir do momento onde se dá essa forma de recepção aos calouros desrespeitando os seus valores, ferindo assim a sua dignidade enquanto cidadão, sem direito ao "jus" de defesa, essa tal atitude será incapaz de gerar harmoniosamente uma inclusão efetiva mas irá causar problemas em sua totalidade.
Portanto, o trote ao se manter deve ser pensado e repensado de acordo com as necessidades cabíveis ao prover da integração para não cair nas garras da desumanização. Caberá aos órgãos responsáveis, as instituições e ao cidadão competente o direito de decidir eticamente o rumo da adesão ao garantir a paz e o bem estar de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018