Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O trote universitário, embora seja uma prática comum dentro das instituições brasileiras de nível superior, é originário da Europa medieval. Nessa época, as roupas dos calouros eram queimadas e seus cabelos cortados sob a justificativa, sobretudo, da necessidade de evitar a propagação de doenças. Já atualmente, embora o objetivo inicial do trote seja o de recepcionar os novos estudantes, a prática tornou-se uma forma de hierarquização do poder por meio de atos violentos.
Esses atos violentos, realizados por veteranos, podem ser tanto físicos e verbais quanto psicológicos e, todos, ferem a dignidade humana. Alguns, por exemplo, são tão extremos que provocam a morte dos alunos novatos e mesmo vivendo em uma sociedade “civilizada”, muitos desses jovens vêem seus sonhos, de ingressar na universidade, transformando-se em pesadelos, em virtude desses atos de barbárie.
Entretanto, mesmo que essas práticas sejam antigas e conhecidas, o problema ainda permanece. A falta de uma lei que iniba os trotes violentos pode ser uma das causas de sua perpetuação, visto que, apenas os atos são puníveis, quando são, pela esfera penal, administrativa e civil. Associado a isso, tem-se a falta de fiscalização efetiva por parte das universidades e também da sociedade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Enquanto o projeto de lei 1023/1995 que dispõe sobre as atividades de recepção dos calouros ainda espera apreciação do Senado Federal, os Ministérios da Educação e da Justiça poderiam promover ações para conscientizar e esclarecer estudantes, professores e pais sobre as consequências dos trotes violentos e os movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e até mesmo os Diretórios Acadêmicos, poderiam intensificar essa conscientização ao difundir os chamados “trotes solidários”, que já são adotados por algumas instituições do país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018