Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Libélula


O trote universitário é um rito de passagem, que foi introduzido no Brasil no século XVIII. Representam o início de um ciclo, em que os calouros são recebidos e se submetem aos veteranos e então confraternizam. Atualmente tem se revelado um problema, pois a cada ano tornam-se mais violentos e degradantes. Causando problemas físicos e psicológicos para as vítimas.
Pode-se mencionar, por exemplo, casos como o da estudante que teve a pele queimada por ácido, e outro em que uma caloura da UFMG foi acorrentada e obrigada a usar uma placa com os seguintes dizeres "Xica da Silva". Ambos clara demonstração de violência, humilhação e preconceito.
Outra preocupação no que tange a esses alunos que estão ingressando no ensino superior, tem haver com as dificuldades que já estão enfrentando tanto financeiras ( despesas com moradia, alimentação, locomoção) quanto psicológicas ( distância de família e amigos, escolha de curso e etc) . O trote violento pode marcar negativamente a personalidade desse indivíduo, podendo causar inclusive a desistência do curso.
Tendo em vista os aspectos observados, faz-se necessário que as universidades investiguem as denúncias e casos, e os relatem à polícia. Assim aqueles que utilizam dessa " brincadeira " para cometer atos violentos podem ser identificados e punidos. Coibindo então essa violência silenciosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018