Título da Redação: Ritual além do limite

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Natália Lasmar


O ritual de novos alunos universitários teve origem na Idade Média, na Europa, que foi trazido para o Brasil por estudantes brasileiros na Europa, chamado atualmente de trote universitário. Desde então essa espécie de ritual se tornou cada vez mais violento e humilhante para os universitários vitimam dessas agressões. Esse contraponto entre a integração social e o abuso de poder de alguns jovens, têm consequências irreversíveis, porem existem eventos para reverter esse trote que se tornou comum nas universidades.
Para alguns calouros (alunos novos) esse trote é visto como uma integração social entre os estudantes das universidades, uma maneira de fazer novas amizades, e também é um ato que marca a nova fase tão desejada, a vida adulta. Mas, infelizmente esse ritual que deveria ser opcional e manter-se apenas em pintar rostos e raspar o cabelo, é desrespeitado e violento, por parte de alunos de algumas universidades. Tal fato é gerado por muitos veteranos (velhos alunos) que subtem alguns calouros a situações constrangedoras e humilhantes, obrigando a fazer o que eles querem como, beber em excesso bebidas alcoólicas. O estudando da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi obrigado pelos veteranos a deitar em um formigueiro, ele foi muito picado pelas formigas e teve que ser internado. Esse fato é apenas um dos vários cometidos por veteranos, que abusam do poder sobre os calouros, o qual eles acham que têm.
Uma maneira para evitar ou diminuir essa violência nos tradicionais trotes, é o trote solidário. O trote solidário é organizado pelos velhos alunos das universidades, e que alguns professores e funcionários participam, esse trote tem o propósito de levarem os novos alunos para fazerem ações solidárias, doar sangue e pintar muros de escolas publicas, por exemplo.
Logo, é necessário que as próprias universidades estimulem os estudantes a fazer esse trote solidário, fazendo esse trote com os calouros, além disso, deve fazer propagandas pelos campi das universidades explicando como funciona o trote solidário. É preciso também, que os jovens estudantes que praticarem o trote tradicional, com violência, humilhação ou agressão, devem ser obrigados a participarem do trote solidário e se envolver-se novamente no trote com violência, devem ser expulsos da universidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018