Título da Redação: (Sem título)

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por José Roberto Gomes


O trote caracteriza-se como um ritual de passagem entre a vida escolar e a universitária e visa não só a integração entre calouros e veteranos, mas também uma forma de acolhida. O que ocorre, contudo, é esse ato marcado por violência, algo que fere o propósito inicial de tal ação. Faz-se preciso, assim, que as instituições de ensino e os alunos atuem, efetivamente, em tal situação de forma a promover uma retomada de bons comportamentos.

Em primeiro plano, deve-se notar que o trote violento está diretamente relacionado com um exercício de poder, visto que veteranos se utilizam da violência para intimidar e demostrar superioridade aos calouros. Ademais, as vítimas mantêm uma postura passiva, uma vez que, no futuro, serão os agressores. Nesse sentido, a prática torna-se cíclica e interminável.

Para além disso, existi algo mais grave, a acomodação por parte dos centros de ensino superior e dos representantes do país, pois os envolvidos no trote, em geral, são maiores de 18 anos e as intuições e o governo como não são afetados isentam-se da responsabilidade. Diante de todo esse cenário, os iniciados ao nível superior sofrem além de variadas formas de discriminação e maus tratos físicos, diversas atitudes que causa evasão da faculdade, traumas psicológicos e sequelas físicas. Constata-se, enfim, que o trote viola os direitos humanos e qualquer ação que promova isso, deve ser considerada crime.

Pode-se compreender, pois, que o trote violento se constitui como uma ação prejudicial aos afetados. Para que tal problema seja minimizado, é imprescindível que ele ao ser caracterizado como crime, promova uma fiscalização por parte das instituições de ensino superior, por meio da designação de indivíduos dela para acompanhar o rito de iniciação, cabem aos indivíduos uma reflexão acerca das consequências de “simples brincadeiras”. Só assim, com a participação dos setores envolvidos na transição para o ensino superior será possível assegurar os diretos humanos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018