Título da Redação: Sem Titulo

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por M.P.B


Os trotes universitários proporcionam aos novatos o contato com estudantes experientes, que podem ajudar-lhes a se adaptar a essa nova fase da vida, além de simbolizar a integração do calouro ao meio acadêmico. Entretanto, o contexto do evento camufla a fronteira tênue entre brincadeiras e atos abusivos. Estes, tem se tornado cada vez mais frequentes no país, em decorrência da negligencia da sociedade e das universidades, que se recusam a reconhecer as infrações penais parasitantes.
Os veteranos tem seu senso moral distorcido pela afirmação de que seus atos não passam de brincadeiras tradicionais. Os calouros, por sua vez, são submissos à hierarquia de alunos da universidade, e muitos acham que as ações do trote são intrínsecas à iniciação universitária, e como no próximo ano sera sua vez de recepcionarem os novos alunos, mantém-se o ciclo da degradação moral disfarçada e pautada na aparente liberdade irrestrita.
Acerca da problemática, as universidades adotam uma postura permissiva e conveniente aos agressores, que não temem represálias. No âmbito da sociedade, é notório o descaso, pois esta, só atenta para tal questão, quando são repercutidos casos de barbaridade. Somando-se esses fatores, tem-se como resultado a infração do suprassumo dos Direitos Humanos, o direito à dignidade.
Com o intuito de transformar essa realidade, é preciso que as transgressões que acontecem nos trotes, cheguem ao conhecimento do Poder Publico para que possa efetuar as medidas legais cabíveis, estabelecidas no Código Penal. É fundamental que as universidades sejam responsabilizadas por corroborar com ações imorais e ilícitas de seus alunos. Estas, por conseguinte, devem detectar e registrar os alunos subversivos, por meio de Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI). Esse fator deve ser estabelecido, pela gestão pública, como um critério determinante para as contratações do futuro profissional. Com essas medidas, o trote universitário perderá seu estereotipo de violência e retomará seu objetivo primordial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018