Título da Redação: Socialização ao avesso

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maira Penazzo


O trote universitário é um meio social utilizado, nas universidades, para demarca a entrada do estudante no ensino superior. Apesar de ser um marco de uma nova faze na vida dos estudantes, os instrumentos e as atitudes utilizadas para isso são desumanas e injustificáveis.
No começo do ano é comum, nos meios de comunicação, ter notícias sobre trotes, também é comum elas serem negativas, com a morte ou submissão desumana dos calouros. Essas notícias negativas são justificadas pelo abuso do poder que o veterano exerce no calouro, obrigando-lhe a fazer coisas que podem custar sua vida, como beber bebidas alcóolicas até desmaiar ou passar algum produto, às vezes tóxico, no corpo. Sendo assim, a submissão que os calouros executam, obrigados por veteranos que ameaçam bater neles ou algo semelhante, tem como resultado algo negativo.
Além disso, são atitudes injustificáveis por não ter o caráter de integração, mas de humilhação social. Essas atitudes nas universidades brasileiras remetem a uma cultura que há pouco mais de 100 anos se aboliu, a cultura escravocrata, onde uma pessoa é submissa a outra por que alguém determina. A diferença é que em vez de ser submisso para sempre, o auge, é um ano, o primeiro da universidade, e o submisso pode se vingar no outro ano, em outro calouro, formando um ciclo de regresso.
Portanto, é necessário a abolição do trote pela razão de não ter, em suma, nenhum benefício para ninguém e só dissemina uma cultura repressiva e desumana. Uma ação que ajuda na integração dos calouros, sem reprimir, é uma “roda de conversa” entre um, ou pouco mais, veterano de cada curso e os calouros com intenção de debater os anseios, frustrações, sonhos dessa fase. Outra são gincanas sociais que visam a interação diversão de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018