Título da Redação: Sonho violado

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ariela Farri


O sonho de entrar em uma universidade pode acabar se tornando um pesadelo. Ao longo das últimas décadas um assunto que vem tomando grande proporção são os trotes universitários. Cada vez mais violentos, os trotes estão deixando de ser uma forma de diversão e entrosamento, entre calouros e veteranos, para se tornarem casos polícia.
Atos de violência, humilhação e até morte são cada vez mais frequentes no que diz respeito a trotes universitários. Simbolicamente o trote é um "rito" da iniciação da vida universitária, mas para alguns o sonho de entrar na universidade pode ser interrompido muito antes do que imaginam.
Em 2014 diversas denúncias individuais e coletivas relatando casos de abusos nos trotes, tomaram conta da mídia e ganharam destaque na discussão pública. Práticas sexuais, obrigação do consumo de álcool entre outras práticas abusivas, estão fazendo parte de uma triste realidade nas universidades, seja pública ou privada. Fazendo com que o sonho de muitos jovens não passem da cerimônia de "boas-vindas".
Diante disso, é possível notar-se que os trotes estão passando dos limites, desrespeitando e humilhando pessoas. É necessário que as universidades federais, estaduais e privadas criem propostas de integrar o calouro na instituição de forma pacífica, sem denegrir verbal ou fisicamente o futuro aluno, precisa-se também que a universidade tenha uma fiscalização durante os trotes e que sejam estabelecidos limites.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018