Título da Redação: Tênue limite

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Nanda Marcelino


O trote universitário é uma tradição desde a Idade Média e funciona como um rito de passagem da vida escolar para o ambiente de ensino superior. Também promove a integração entre calouros e veteranos. Entretanto, atualmente, o que mais se tem visto é um ritual desvirtuado com violação aos direitos humanos.
O ingresso na faculdade ,que deveria ser motivo de comemoração, tem se transformado em medo para alguns alunos em virtude de trotes que envolvem casos de estupro,violência e constrangimento. Essa situação não se restringe ao Brasil, na Universidade de Harvard os calouros são forçados a correr nus pelo campus, por exemplo. Ainda assim, essas recepções não devem ser entendidas como brincadeiras, pois deixam marcas na formação do indivíduo.
Outro aspecto relevante quanto aos trotes é que não há uma lei federal para contê-los, apenas existem projetos esperando a aprovação. Mesmo sem uma norma específica, os responsáveis pelo ato podem ser indiciados pelos crimes já existentes na Constituição, dessa forma, raspar o cabelo do calouro constituiu uma lesão corporal. Além disso, algumas faculdades implementaram centrais de atendimento para denunciar os trotes e tentar coibi-los.
Por outro lado, algumas universidades criaram o trote solidário, em que os calouros participam de gincanas com atitudes cidadãs como a doação de sangue. Também são oferecidas palestras com os veteranos e visitas técnicas. Para não perder o sentido da brincadeira, a Escola de Belas Artes pintou personagens famosos nos novos alunos, uma forma de integrá-los sem os constranger.
Visando não desrespeitar os direitos humanos nos trotes, é preciso uma postura ativa do Governo em relação à criação de leis que proíbam a violência dentro das universidades. Também é importante promover campanhas na mídia e nas instituições abordando que nem todos os trotes são comemorações e que é necessário denunciá-los para que não se repitam. Como também devem ser difundidas pelas faculdades alternativas como o trote solidário, que são louváveis pois contribuem para o bem comum.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018