Título da Redação: Tradições medievais, problemas atuais

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Romário Miranda


A humanidade, desde seu surgimento mantém hábitos e atitudes que visam sempre sua evolução e sua superioridade em relação a outras espécies e por muitas vezes em relação aos seres humanos. Pode-se dizer que essa ideia permanece presente até hoje e pode ser vista claramente em atos como os trotes universitários, onde os veteranos tentam mostrarem-se superiores em ações que na maioria das vezes possui características negativas.
A procura por cursos com notas de corte elevadas, faz com que os estudantes tenham um treinamento intenso visando o alcance do seu objetivo, isso ao longo de um ano pode causar um desgaste extremo onde o alívio vem logo após ao ingressar na faculdade desejada, podendo retomarem suas vidas sociais. Porém para isso, é comum os calouros passarem por brincadeiras que de certa forma podem ser levadas apenas como descontração de um longo período preparatório o qual esses passaram.
Limites deve haver em qualquer relação intraespecífica, principalmente quando se refere a uma sociedade, nela deve se respeitar as diferenças entre os cidadãos e prevalecer os direitos humanos. Veteranos que tentam por meio de humilhações e constrangimentos se sobreporem em relação aos novatos, podem ser interpretados de forma similar aos nazistas, cujo de acordo com eles a "raça" que possuíam era superior as demais e essas deveriam ser eliminadas. Atos como esses tem um grande cunho maléfico para a humanidade e devem ser extintos nas universidades.
A diversão de ambas as partes haverá de ser o principal motivo na organização dos trotes universitários, para que situações como a ocorrida na PUC de Campinas não volte a ocorrer. Para isso as instituições deverão fazer parcerias com ONGs e mídia afim de divulgar as festas universitárias para que o governo e sociedade possam fiscaliza-las, visando evitar infrações e conscientizando que calouros são aprendizes e não espécie inferior.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018