Título da Redação: Trote: Comemoração ou humilhação?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Mila Machado


O trote universitário tem com intuito comemorar a realização de um sonho e a chegada de uma fase primordial para os estudantes. Todavia, o que era para ser divertido muitas vezes acaba em um desastre devido a diversos fatores, como a submissão por parte dos calouros, o abuso do poder e o humor sem limite por parte dos veteranos. Em um país que tem como lema a educação a fim de acabar com a corrupção, seria racional acreditar que a justiça ou a universidade tomaria medidas eficientes contra o ato, entretanto, a realidade é justamente o oposto.
Primeiramente, é necessário avaliar o estado do estudante calouro. Como boa parte dos alunos que acabam de ingressar no ensino superior, pode existir o receio, de serem excluídos socialmente. Esse temor é intensificado devido a coerção praticada pelos veteranos. Tornando o calouro assim muitas vezes vulnerável e submisso aos estudantes. A exemplo disso, a aluna que teve o corpo pintado de preto e as mãos atadas por correntes em um trote durante o ano de 2013.
Apesar da repercussão do caso na época, ele não obteve interferência por parte da justiça e muito menos da faculdade. Deixando o caminho livre para os calouros que foram humilhados, abusarem do poder quando se tornarem veteranos, como forma de justiça. Acarretando assim, um círculo vicioso sem fim. A tendencia é intensificar a violência nos trotes a medida que os anos passam.
Outro fator que colabora para o trote violento é o contentamento por parte do veterano em submeter o calouro a atos de constrangimento. Não havendo limites de humor, a brincadeira pode causar sérios danos físicos e psicologísticos ao aluno. Como ocorreu com a estudante que ao participar do trote teve as pernas queimadas, no inicio desse ano. Devido ao ocorrido ela desanimou e perdeu a vontade de ingressar na faculdade.
Diante disso, para solucionar a problemática, é necessário, sobretudo, a criação de campanhas dentro da faculdade juntamente com os pais de veteranos e calouros no intuito de amenização do ritual. Outra medida que deve ser tomada é a expulsão do veterano na universidade e a aplicação da justiça de acordo com o grau de violência praticado. O trote se realizado de maneira saudável, sem coerção e humilhação pode ser uma oportunidade de fortalecer os laços. E quem sabe assim, um dia poderemos ter um menor constrangimento ao dizer que o Brasil é uma pátria educadora.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018