Título da Redação: Trote: consequências negativas

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Lara Ferreira


O trote é um rito de iniciação comumente utilizado em universidades. Desde sua origem possui característica violenta, assim como se vê nos dias atuais. Este ato afeta os direitos da vítima, que é submissa, e é capaz de gerar deturpações de caráter que o indivíduo levará para o resto da vida, consequências absurdas já que ocorrem em ambiente escolar.
Todo e qualquer ser humano goza de garantias, resguardadas pela Constituição. A Carta garante direitos à integridade física e moral, assim como, também, a dignidade. Esses direitos estão acima de qualquer ritual entre veteranos e calouros, portanto não devem ser negligenciados e nem diminuídos por se tratar de um costume entre estudantes universitários. Outro aspecto relevante, é o fato de que, a vítima não se queixa das agressões, tal questão faz parte da "regra" do trote: se ficarem quietos poderão tornar-se veteranos e agirão com os próximos calouros da mesma forma.
Além do mais, essa prática afeta não só o sistema universitário mas também a sociedade, já que estes integrantes poderão levar tais hábitos para a vida pós universidade, como violência doméstica, no trabalho.
Dessa forma, observa-se que o problema vai além de um simples comportamento, possui consequências graves e muitas vezes irreversíveis. Espera-se atitudes da parte das instituições, como o apoio às vítimas, investigações dos casos e relatos dós incidentes, para que se possa tomar as devidas providências.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018