Título da Redação: Trote: É realmente necessário?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Alan Jefferson


O trote universitário é um marco em toda instituição de ensino, seja ela pública ou privada. É um evento que oficializa sua entrada na universidade. Muitos são os relatos sobre trotes violentos, abuso de poder por parte dos veteranos. Mas, será que o trote é realmente necessário? E a universidade, não sabe o que acontece nos trotes ou finge não saber?
O trote por si só não se caracteriza como algo violento ou prejudicial, ele tem como principal função dar boas vindas aos novos estudantes, integrando os mesmos a nova realidade que é a universidade. O problema está no excesso de poder dos veteranos, pois na sua maioria querem descontar o que fizeram com eles no ano anterior.
Vale ressaltar que a participação no trote não é obrigatória, mas sabemos também que esses que não participam acabam sendo marcados para eventuais brincadeiras, então o aluno se ver obrigado a participar.
Esses trotes violentos poderiam ser evitados se a universidade tivesse maior controle para com a realização desses eventos, proibindo assim atos que pudessem prejudicar alguma pessoa, tanto físico como psicológico.
Portanto, não é que o trote não deva ser realizado, ele como um todo é de grande importância pelo seu conceito e toda sua história, só que os mesmos devem ser feitos com moderação, realizando também trotes solidários com doação de sangue e de alimentos, por exemplo, e aumentar a fiscalização por parte da universidade e suas coordenações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018