Título da Redação: Trote nas universidades.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Brena Kessia Vieira


Com o advento na Idade Média, o trote era um ritual de recepção aos calouros. Corte de cabelo, banho de lama e venda de roubas eram os ideais dessa prática. Atualmente, o contexto está se tornando cada vez mais violento, com segregação, opressão e humilhação. O trote é necessário, desde que, seja praticado de forma útil, como trabalhos voluntários. Porém, ele não é essencial, como discurso de ódio.
arrecadar, servir e doar são práticas voluntárias que muitos veteranos estão usando para receber seus calouros, como doação de cabelos para uma instituição de câncer. Estimulando eles a praticarem este ato que é tão exíguo no Brasil.
Em alguns Estados brasileiros proíbem essa pratica violenta, em alguns já se tornou lei. O rito de passagem é necessário para marcar as conquistas, todavia, discursos de ódios estão se inserindo nesses atos, como o caso da estudante de que foi pintada de preto e chamada de "Caloura Chica da Silva", fazendo alusão a uma negra personagem de uma novela brasileira.
Por isso tudo, o ritual é inescusável, no entanto, não deve ser justificativa para atos opressores. Portanto, é primordial que aumente o número de Estados adeptos a esta lei, ademais, financiamento estatais para as instituições estimularem os alunos com projetos que proporcione outros ideais de recepção. E, com isto, acabar com essa problemática.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018