Título da Redação: Trote, o lobo do calouro

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 2 anos por Marimar Taveira


O trote universitário surgiu na Europa, com intuito de aproximação entre veteranos e calouros, afim da realização de um ritual de passagem. No entanto, o que deveria ser um período de comemoração pela aprovação na tão sonhada e concorrida faculdade, torna-se um cenário negativo. No Brasil, portanto, esse momento é marcado pela violência sofrida pelo novato e, somado a isso, pela falta de limite que provoca rancor na vítima e a faz praticar esse tal ato, novamente, quando se torna um “novo veterano”.
Cabe analisar, inicialmente, que, de acordo com o 5º artigo da Constituição Federal, ninguém deve ser submetido à tortura, tratamento desumano ou degradante. Nesse prisma, observa-se que, veteranos que praticam ações violentas infringem esse artigo e violam o direito do seu próximo, o calouro. Além disso, o novato está sujeito à agressões morais, psicológicas, físicas e verbais como por exemplo, quando ele é ameaçado caso opte por não participar do trote ou numa situação de cortar o cabelo, arranhar seu corpo e rasgar suas roupas.
Outro fato que corrobora para essa discussão é o ciclo interminável que o trote nas universidades gera. De fato, a revolta provocada em quem já sofreu leva ao prazer de ver, no ano seguinte, o seu próximo sofrer. Nessa conjuntura, segundo o filósofo Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem” e, sem a adoção de leis que garantam a convivência estável entre as pessoas, seria praticamente impossível uma relação positiva entre calouros e veteranos tendo em vista a violência provocada pelo trote.
Dessa forma, certa vez afirmou Descartes que não existem métodos fáceis para a resolução de problemas difíceis. No entanto, analisando a dificuldade desse problema que é a chamada violência nos trotes, percebe-se a necessidade da mudança desse cenário. Portanto, é de suma importância uma contribuição da mídia que haja de maneira mutualística com as universidades visando o incentivo à trotes solidários na qual sejam realizadas ações positivas para caridade. Ademais, é necessário que o poder público aumente a fiscalização em universidades afim combater a violência para que o veterano não se torne o lobo do calouro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018