Título da Redação: Trote sem violência

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por usuário anônimo.


A cada ano que começa, vários estudantes do Brasil vivenciam a maravilhosa experiência de serem aprovados no vestibular. Mas às vezes os momentos de alegrias terminam ao entrarem em uma universidade e presenciarem o chamado Trote Violento, que acontece todos os anos em diversos estados e até hoje nenhuma providência foi tomada.

Penso que os trotes são um ritual de passagem entre calouros e veteranos, e não deve ser proibido, porém cabe aos alunos terem discernimento em aplicá-los e a universidade deve monitorar o nível das brincadeiras para que ela não termine em tragédia, como no caso de Edison Hsueh, estudante morto afogado na piscina olímpica da USP (Universidade de São Paulo).

Existem algumas universidades como PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) que adotam o trote solidário, no qual os alunos participam de atividades como doar sangue para hospitais e centros de saúde, alimentos não-perecíveis, roupas e cobertores que depois serão repassados para asilos e creches ajudando aquele que necessita.

Outras instituições organizam seus trotes com gincanas, onde os alunos tomam banho de lama, jogam futebol de sabão (uma modalidade onde o salão de futebol é coberto por sabão), são cobertos por farinha, ovos e pó de café, e as atividades podem ser monitoradas pelos pais, o que dá mais segurança aos estudantes que estão ingressando no Ensino Superior.

Com toda a certeza os trotes já fazem parte da nossa cultura e não podem ser proibidos, eles são uma forma de acolher e interagir os novos alunos com os mais antigos. Se houver um acompanhamento dos pais e da universidade não terminarão em tragédia como vem acontecendo. Se houver supervisão nada dará errado e todos poderão se divertir.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018