Título da Redação: Trote solidário, realidade plausível

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por Alan Rodrigo


A tradição de entrar na universidade e se tornar o famoso "bixo" dos veteranos vem de séculos e suas raízes datam da Idade Média, também conhecida por Idade das Trevas pela estagnação científica e pelas práticas de tortura do período. Herança da nossa colonização europeia, os trotes estão presentes em todas as universidades de nosso país, e representam não só a entrada do calouro em uma nova etapa científica de sua vida, mas também a oportunidade do veterano de melhorar sua autoestima ferida no ano anterior, se tornando um opressor garantido pela hedionda tradição que ali reina.
Banhos de urina, posições de sexo constrangedoras e ingestão de álcool forçada são formas de barbáries comuns nesse contexto. Trata-se de colocar o novo estudante "em seu devido lugar".
E o que as universidades dizem dos trotes? Absolutamente nada, e quando se pronunciam as palavras quase monossilábicas e inertes são "somos contra". Elas parecem simplesmente ignorar as práticas bárbaras que ali acontecem, seja pela liderança indiferente que ali rege ou por medo de tomar medidas e acarretar uma mudança drástica em seus campus.
Em contra partida, é dever das mesmas universidades se pronunciarem contra, não proibindo-os, mas trabalhando neles para se moldar um trote cidadão, em que tradição se torna aliada de brincadeiras e práticas saudáveis. Medidas como incrementar na grade do primeiro ano aulas sobre cidadania e garantir aos alunos consultas periódicas com um psicólogo podem inverter a imagem do trote violento para a do trote solidário, tornando a entrada ao mundo acadêmico uma etapa a ser lembrada para o resto da vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018