Título da Redação: Trote solidário também é trote

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Jessica Soares


Há muito tempo existe uma tradição que é praticada todos os anos, em que os veteranos aplicam uma "brincadeira" nos calouros em forma de recebê-los na universidade. Entretanto, essas brincadeiras na maioria das vezes acabam perdendo o verdadeiro sentido, chegando até a ser um crime, como o caso do calouro de medicina da USP em 1999, que foi encontrado morto em uma piscina.
Um fato percebível é que o grupo trotista, na maioria das vezes, se sente dono e herdeiro da faculdade. Os veteranos se sentem superiores aos calouros e por isso, se sentem no direito de exigir a submissão dos calouros. Isso resulta, cada vez mais, em violência na recepção dos novos alunos. Não só a violência física, mas também a psicológica.
A falta de punição é um dos contribuintes para esse fato. A grande parte dos alunos não têm medo em praticar esse tipo de coisa, pois sabem que não haverá punição alguma. Muitos casos são considerados crimes, portanto é preciso punir os acusados. Em casos mais leves, os indivíduos poderiam trabalhar como voluntários dentro da faculdade, por um determinado tempo. Já em casos mais graves, poderia haver a expulsão ou até a prisão, já que se trata de um crime.
Contudo, o trote saudável é bastante importante para a integração dos veteranos e calouros. É uma brincadeira muito interessante em ser feita, desde que não haja violência. Visita à instituições, doação e ações sociais são alguns exemplos.
Portanto, é preciso acabar com essa situação. Para isso, deve haver mais rigorosidade por parte da universidade e a prática de trotes solidários. Palestras sobre esses trotes em salas de aula nas universidades também contribui no combate à esse problema.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018