Título da Redação: Trote universitário: diversão ou violência?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Flávia Oliveira Oliveira


Ingressar em uma universidade é o desejo de muitos estudantes, porém quando tal objetivo é alcançado, o aluno quase sempre é recebido com os famosos trotes universitários. Logo, surge o questionamento: qual a origem dessa prática?
Há quem acredite que essa forma de recepcionar os novatos iniciou-se recentemente. No entanto, o trote universitário ocorre desde a Idade Média. No Brasil, os trotes apareceram bem mais tarde, essas brincadeiras tiveram os seus primeiros registros após a chegada da Família Real, em 1808, época em que surgiram as primeiras universidade no país. Mas não é preciso ir tão longe para saber que diversos estudantes sofrem com as “boas vindas”.
O problema é que alguns trotes universitários extrapolam todos os limites, dessa maneira, são responsáveis pela agressão física e moral de muitos novatos, há casos de calouros expostos a diversos constrangimentos, lesão corporal e até cárcere privados nas primeiras semanas de aula.
Portanto, é necessário que haja uma ampliação da legislação atual a fim de limitar os trotes universitários e assegurar o direito dos novatos, pois é inaceitável nos dias de hoje, em que se fala tanto sobre liberdade social, ainda exista veteranos que impõe condutas que causem danos à saúde, a vida e a dignidade da pessoa humana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018