Título da Redação: Trote universitário: sonho ou pesadelo?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Larissa Cavalcante


A entrada na faculdade deve ser comemorada e com certeza é um momento muito desejado. Em algumas universidades os veteranos promovem o "trote universitário" para os calouros, que é uma espécie de ritual de passagem para o curso superior.
Essa prática vem sendo adquirida desde a Idade Média, e foi trazida ao Brasil pelo os filhos da Elite brasileira, que estudavam no exterior. Contudo, ao decorrer do tempo essa atividade veio se tornando perigosa, ou um pesadelo para os calouros.
No estado de São Paulo, no Brasil, ocorreu diversos casos de trotes universitários que veio acabar em tragédia e humilhação pública. O primeiro caso de morte registrado foi na década de 80 na atual capital de Pernambuco, Recife, em que um estudante de direito veio a óbito.
Em alguns casos os estudantes são obrigados a se pintarem, a se sujarem de lama, a consumirem quantidades excessivas de bebidas alcoólicas, ou até mesmo serem amarradas, apenas com a roupa de baixo, em um poste.
Em São Paulo, algumas universidades adotaram a medida do trote solidário, que são praticadas ações como doações de sangue, visitas a orfanatos e asilos, doações de alimentos.
Entretanto medidas como essa, de disciplinas os veteranos que praticarem atividades abusivas, devem ser tomadas. Trotes universitários devia ser realizados como prática de boas vindas, não como tortura ou pesadelo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018